Plataforma CLOE promove debate sobre novos paradigmas em educação para Conquista e Região Sudoeste

Por Fábio Sena em 03.12.2021 às 04:44


Propor um novo modelo educacional, influenciado por experiências já consolidadas em outras partes do mundo e inspirador de novos modos de educar crianças e adolescentes no Brasil: este foi o objetivo da Roda de Conversa promovida pela Associação de Valorização da Educação do Sudoeste Baiano/Avesb e pela Camino Education e Cloe, plataforma digital de aprendizagem ativa.

A atividade, realizada no dia 27 de novembro, contou com a presença do educador e pedagogo português José Francisco de Almeida Pacheco, internacionalmente reconhecido pela implementação de um projeto educacional pioneiro em Portugal com o qual rompeu com os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, entre outras coisas, democratizando as decisões sobre os processos educacionais com os estudantes e famílias.

O CEO da Camino Education e da Cloe – Mestre em Educação pela Columbia University e doutorando na Universidade Johns Hopkins –, Fernando Shayer, fez uma análise sobre educação e revolução digital, colocando no centro do debate a distância que há entre os métodos e ferramentas oferecidos pelos professores, ainda sob parâmetros tradicionais que atravessaram séculos, estão próximos da realidade dos estudantes da atualidade. Segundo ele, a sala de aula foi desenhada para um outro aluno, num outro momento da história.

A Cloe trabalha com material 100% digital desenvolvido em conjunto com especialistas em aprendizagem ativa da Columbia University, referência global em pesquisa sobre educação. Segundo Shayer, o mundo contemporâneo exige das escolas e dos professores novas performances e novos modos de alcançar o aluno, que já não admite o modelo tradicional conteudista, pois todas as informações de que carece estão fartamente disponibilizadas em diversas plataformas digitais.

O educador José Na Pacheco afirmou que o maior desafio do professorado brasileiro é elevar a autoestima e criar uma “educação brasileira”, a partir de autores como Paulo Freire. “É preciso que o professor brasileiro ganhe autoestima e seja protagonista de uma nova escola, porque ela já está aí e é apenas uma questão de afirmação dos professores e da gestão. Eu sou estrangeiro e é muito mais fácil para mim perceber isso. É como Paulo Freire dizia na Pedagogia da Esperança: não nortear, mas suliar, porque é no sul que está a esperança”, afirmou.

O presidente da Avesb – que congrega escolas particulares da Região Sudoeste da Bahia – Antonio Landulfo, afirmou que a educação deve ser sempre um ato político e coletivo, concepção que o motivou a dividir os saberes libertários e de gestão democrática escolar do educador José Pacheco com todas as instituições associadas à AVESB e outras escolas convidadas.

Ainda segundo Landulfo, o professor José Pacheco e a Camino Education e Cloe são referências quando o assunto é promover uma educação inovadora e cujos métodos demonstram eficácia, com evidente melhoria nos indicadores educacionais. “Se queremos mesmo mudar o mundo através da educação, precisamos compartilhar as práticas pedagógicas com todas as instituições públicas e privadas”, afirmou.

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